top of page

Xavantes 2005

  1. Dança da Guerra do Povo Xavante: Tseretomodztsé Xavante (2005)

 

Realizado em parceria com Estanislau Wérée It’Sirobó e da Aldeia Nossa Senhora da Guia (Barra do Garça-MT), em duas etapas: 

 

1- Visita à aldeia para filmagens das danças, participação nos rituais e elaboração do programa; 

 

2- Apresentações do espetáculo no DF (com a participação de 30 Xavantes): escola pública de Taguatinga, no templo da Legião da Boa Vontade (LBV) , no Teatro Helena Barcelos da UnB, no Teatro da Caixa Econômica Federal de Brasília e na Floresta Nacional do IBAMA/DF.  

 

Durante o espetáculo minha participação cênica se deu na dança dos Adoradores do Sol (Pahöri’wa), Tebe (adoradores da lua) e na performance Espelhamento Especular Surrealista, na qual era projetado um vídeo de imagens realizadas na aldeia (na primeira etapa do projeto), sobre um pano branco por mim manipulado.  

 

Tivemos apoio da Caixa Econômica Federal, da Vice-Reitoria da UnB, da Fubra, do Conjunto Cultural da Caixa, do Memorial dos Povos Indígenas, da Funai e do Ibama DF

 

​

Desdobramento

2005 - Participação no XII CISO - Encontro de Ciências Sociais Norte e Nordeste, em Belém  (Pará), apresentando Dança Guerreira Xavante: estratégias de envolvimento e resistência cultural.

​

2005 - Organização do livreto do espetáculo, em parceria com o IBAMA/DF: Dança de Guerra do Povo Xavante: Tseretomodzatsé Xavante (UnB/PPG/CEN)

​

2006 - Publicação do artigo em parceria com It´Sirobó, A estética surrealista Xavante: Intercâmbio Cênico, na revista VIS nº 5, ( PPG/AV), em 2006. 

​

2008 - Apresentação do texto A estética surrealista Xavante: Intercâmbio Cênico no Congresso Internacional de Americanística em Perugia (Itália).

bottom of page